Ontem 29/05/2014 tive o desprazer ao ver que utilizar a inverdade virou coisa corriqueira e normal, até para um economista renomado como o Sr. Ricardo Amorim, a quem até nutria um profundo respeito.
Ricardo Amorim postou em sua página no Twitter um quadro em que mostra que o Brasil investiu em 2010 apenas US$ 958,00 por aluno em Educação, conforme quadro abaixo:
Penso que combater um erro com outro erro gera um desserviço ao povo, e o Economista Ricardo Amorim da Globo foi infeliz em sua FALÁCIA, o que colocou em cheque sua idoneidade técnica e seus gráficos animados com números falsos e gritantes.
Em primeiro lugar, é importante esclarecer que há uma obrigatoriedade na Constituição Federal Art. 212 em que a União mínimo 18% e, os Estados, Municípios e DF são obrigados a investir no mínimo 25% da receita de impostos com Educação.
Então, como pode isso resultar em US$ 958,00? Isso é falta de respeito com a sociedade. Quando respondi em seu próprio Twitter fazendo a correção, tive meu post deletado de sua Time line para não abalar seu ego desmedido. Segue pagina da OCDE que mostra os números verdadeiros:
O país está cansado da corrupção dos políticos, mas também das falcatruas dos técnicos neoliberais que trabalham apenas para as grandes multinacionais, sem se preocupar com a grande maioria que padece de oportunidades em todas as áreas, principalmente a educação, a saúde e bem estar social.
Só me resta alertar a todos a ter um pouco mais de curiosidade ao acessar as informações postadas nas redes sociais e confirmar a veracidade do que foi publicado, pois vocês são formadores de opinião. Se não fizermos isso, onde vamos parar? O Brasil precisa avançar sim em muitas áreas, mas não podemos negar que avançamos significativamente.
PESQUISEM TUDO O QUE SE COLOCA NA REDE COMO PSEUDO-VERDADE!!
Segue link do próprio estudo, em inglês, na pagina da OCDE citada como fonte acima, e matéria de 2013 no GLOBO sobre o tema na íntegra:
http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/ocde-brasil-o-pais-com-menor-gasto-por-aluno-no-ensino-medio-entre-32-nacoes-8801755
http://static.publico.pt/DOCS/educacao/educationglance2013.pdf



Nenhum comentário:
Postar um comentário